Seguidores

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Porque as empresas deveriam promover Pessoas com Deficiência?

Porque as Empresas deveriam promover Pessoas com Deficiência?
  Publicado em Publicado em22 de agosto de 2017




Se as empresas têm dificuldades em reter profissional PcD (Pessoa com Deficiência), imagina então em “promover pessoas com deficiência”. A empresa deveria ter por obrigação ver e acompanhar o desenvolvimento do profissional PcD, mas o mais importante também é saber a hora de promover esse profissional por competência. Este ato torna a sociedade mais consciente sobre as questões de inclusão.
Se há alguns relatos negativos enfrentados por profissionais com deficiência nas empresas, por motivos de relacionamento interpessoal, imaginem numa promoção. Frases como: “Essa Pessoa com deficiência foi promovida por ter deficiência”, “Essa Pessoa não tem os dois braços mas mesmo assim foi promovida”, são ditas comumente, dentre tantos outros dizeres por aí.
As empresas interessadas em criar a promoção de pessoas com deficiência precisam, além de estar dispostas a escutar as pessoas que apresentam tais limitações, também mostrar a todos os funcionários o porquê do mérito da promoção a essa pessoa. Uma boa iniciativa é convidar funcionários a passarem um dia trabalhando em conjunto com Pessoas com deficiência para verem como  as pessoas com deficiência se viram, mesmo tendo suas limitações e se superando cada vez mais. Gerariam assim admiração mútua entre colegas. Essa interação com profissionais sem limitações seria sem dúvida uma motivação a mais. Para as pessoas SEM limitações também estarem sempre se superando e também esclarecendo dúvidas e as questões de todos com quem se relacionam, começariam a refletir, por exemplo: “Como você consegue fixar a placa sendo que você não tem a coordenação do lado direito?".
O desafio maior é a quebra de paradigmas, pois ainda há muitos preconceitos que, por algum motivo, profissionais com deficiência não conseguem promoções por falta de confiança em sua capacidade, por falta de motivação dos gestores, dentre outros.
As evoluções: educacional e profissional fazem com que as essas com deficiências se sintam com profissionais talentosos, com potencial para evoluir na carreira, por isso seria importante que não os deixassem no mesmo cargo por muito tempo.
Quando falamos de uma empresa que tem em seus quadros pessoas com deficiência é muito importante que possam conversar abertamente e colocar a seguinte questão para ambos os lados: diante da facilidade e dificuldade que cada pessoa com deficiência tem, qual a hora de promover? Uma conversa pode mostrar aos funcionários, que talvez a dificuldade que ele tem, possa ser a facilidade da pessoa com deficiência e vice versa. E ainda comprovar que pessoa com deficiência merece a tal sonhada promoção. Mas promoção por mérito e não por ser Pessoa com deficiência.
Aos profissionais que não possuem restrições fica a sugestão de sempre ver nas pessoas com deficiência uma motivação a mais para quererem crescer também, tanto pessoal quanto profissionalmente. Pergunte a pessoa como se faz determinada atividade mesmo com limitações. E se você notar que uma pessoa com deficiência executa bem uma tarefa que você não consegue não se sinta inferior em requerer ajuda e orientação a quem aparenta fragilidade. Seja humilde e chame-a para lhe ajudar. E quando seu chefe vier falar com você, fale que foi em conjunto com pessoas com deficiência. É assim que começa o processo de promoção. Pessoas reconhecendo suas competências e facilidades.
E não deixem que na hora daqueles momentos de pausa corporativa tipo: na hora do cafezinho, na hora do almoço e principalmente nos convites para as festas ou happy hours, as Pessoas com deficiência fiquem de fora. Pois pode ser que nessas horas surjam grandes ideias para seu trabalho do dia-a-dia.
                                         


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário que responderei assim que possivel