Seguidores

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Inclusão e contratação de PCDs: “os profissionais com deficiência estão em busca de melhores oportunidades de trabalho”

Inclusão e contratação de PCDs: “os profissionais com deficiência estão em busca de melhores oportunidades de trabalho”

             Andrea Schwarz e Jaques Haber, da i.Social, concederam uma entrevista para a Jovem Pan dialogando sobre a pesquisa “Expectativas e percepções sobre o mercado de trabalho 2017” que traz um expressivo panorama da inclusão e contratação de pessoas com deficiência nas empresas. A pesquisa foi realizada recentemente em parceria com a Catho, a ABRH Brasil e a ABRH-SP.
Ouça:
Pessoas com deficiência: expectativas e percepções sobre o mercado de trabalho 2017
A pesquisa deste ano (que foi dividida em três públicos diferentes: profissionais com deficiência, profissionais de RH e alta liderança das empresas) apresenta dados concretos que nos ajudam a mapear os principais avanços e desafios acerca do tema “inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho”.
A Lei de Cotas, que está sempre presente quando o assunto é inclusão, é um grande marco para a vida profissional das pessoas com deficiência. Sem ela, dificilmente as empresas contratariam PCDs para seus respectivos quadros de colaboradores.
Entretanto, a obrigatoriedade da lei acabou por prejudicar a qualidade no processo de inclusão, especialmente porque, na tentativa de atender a cota, as empresas direcionam vagas de baixa atração para esses profissionais ou, então, buscam por candidatos com deficiências leves para que os custos com a integração desses funcionários sejam os mais baixos possíveis.
Realizada entre os meses de setembro e outubro de 2017, a pesquisa “Expectativas e percepções sobre o mercado de trabalho 2017” possibilitou que ouvíssemos a opinião das empresas (que se queixam da falta de informações sobre o assunto), mas também dar espaço para conhecer a realidade enfrentada pelos candidatos com deficiência em busca de uma oportunidade de emprego.
O próximo passo, portanto, é fazer uso dessas informações para aprimorar os processos de inclusão já existentes e/ou desenvolver novas ações – seja em nossa forma de trabalho na i.Social (desenvolvendo programas adequados à cultura de cada empresa) ou através de orientações para organizações e candidatos que desejam ter mais informações sobre como construir um mercado de trabalho com cada vez mais oportunidades.
Se você é profissional de RH, gestor ou dono de empresa e deseja contratar profissionais com deficiência, conheça nossas soluções em inclusão social. Acesse nosso site e agende um atendimento com a nossa equipe: i.Social – Abra Sua Vaga.
Entrevista i.Social: inclusão e contratação de pessoas com deficiência
Os profissionais com deficiência estão buscando empregos melhores, como as empresas podem acompanhar esse desejo?

Na entrevista para a Jovem Pan, Andrea e Jaques comentam sobre alguns pontos abordados na pesquisa deste ano. Apesar da existência de uma disputa maior para as vagas mais altas em uma empresa, encontramos um contraste: os candidatos PCDs se declaram capacitados para preenchê-las, mas os profissionais de RH encontram dificuldades em encontrá-los e/ou enquadrá-los na cota.
Além disso, outro ponto diz respeito às “vagas que uma pessoa com deficiência pode preencher dentro de uma empresa” e às mudanças que precisam ser adotadas nas estruturas físicas e tecnológicas no local de trabalho. Ouça a entrevista na íntegra e deixe seu comentário abaixo!
A i.Social é uma consultoria com foco na inclusão social e econômica de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Acesse nosso site: i.Social – Soluções em Inclusão Social
atendimento@isocial.com.br | (11) 3891-2511




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário que responderei assim que possivel